O que não fazer se o bebê engasgar

Mamãe, saiba o que não fazer se seu bebê engasgar: http://www.macetesdemae.com/2017/09/engasgar-o-que-nao-fazer.html

 

Recebi, na semana passada, um texto que me chamou atenção. Nele, havia a lista de cinco coisas que não devemos fazer quando um bebê engasgar.

Achei super importante compartilhar essas dicas porque eu mesma já passei por um caso feio de engasgo com o Caê e, por sorte, na hora eu sabia exatamente como proceder (no final desse post tem um vídeo contando toda a história).

Mas e se eu não soubesse, se tivesse, por engano, feito uma das cinco coisas abaixo (que parecem bem sensatas quando a gente não sabem que ela são um perigo)? Bom, aí, com certeza, a situação poderia ter se tornado bem perigosa.

A dica das 5 coisas que a gente NÃO deve fazer quando um bebê engasgar estão aqui. Elas são dicas passadas pelo enfermeiro e especialista em engasgo, José Antônio Pires, da maternidade Perinatal.

Foto fornecida pela Maternidade Perinatal

5 coisas que você não deve fazer quando o bebê engasgar

Por José Antônio Pires, enfermeiro e especialista em engasgo

1 – Respiração boca a boca

Muitas pessoas pensam que isso pode ajudar. Não ajuda, apenas dificulta a respiração do bebê e empurra o que está engasgando.

2 – Desobstruir as vias com as mãos, no caso de engasgo com objetos

Caso não visualize o objeto ou o alimento não insira os dedos dentro da boca do bebê. Isso pode empurrar mais o objeto ou alimento.

3 – Virar de forma bruta de cabeça para baixo

Feito isso o bebê sai completamente da sua ação de defesa devido ao excesso de estímulo.

4 – Soprar no rosto do bebê

De acordo com o enfermeiro da Perinatal, José Antônio Pires, essa é uma atitude comum entre as avós dos bebês. “Trata-se de uma lenda popular que não colabora em nada para desobstrução. Pelo contrário, atrapalha”, relata.

5 – Jogar o bebê para o alto ou chacoalhar

Levantar ou chacoalhar o bebê é extremamente prejudicial. Pode causar lesões, além de não resolver o problema.

Mas aí fica a dúvida: se não podemos fazer nenhuma dessas coisas, o que, afinal, devemos fazer?

A orientação é realizar a Manobra de Heimlich, que é um movimento realmente eficaz nesse tipo de acidente (e é mesmo, porque quando o Caê engasgou com leite, com poucos meses, eu fiz essa manobra e ele desengasgou segundos depois).

Para saber mais detalhes sobre a Manobra de Heimlich (como executá-la, inclusive), clique aqui ou assista ao vídeo abaixo, do Canal Macetes de Mãe.

Related Articles

Dicas pro seu filho ser feliz

Mamãe, quem não quer que seu filho seja feliz? Olha só essas dicaspara realizar esse sonho: http://www.macetesdemae.com/2016/09/10-dicas-para-ter-filhos-felizes-comprovadas-cientificamente.html   Acredito que eu e você temos um desejo…

Benefícios do toque terapêutico

Mamãe, saiba dos benefícios do toque terapêutico: http://www.macetesdemae.com/2013/09/o-toque-terapeutico-em-bebes-e-criancas-e-os-beneficios-que-ele-traz.html   Não sei se vocês já ouviram falar em toque terapêutico pediátrico e no poder que ele…

Avós ajudam na educação

Mamãe, os avós são muito importantes na educação de nossos filhos. Olha esse texto que bacana: http://www.macetesdemae.com/2017/01/a-importancia-dos-avos-na-educacao-das-criancas.html   Quem pode conviver com os avôs, na infância,…