O que não fazer se o bebê engasgar
Mamãe, saiba o que não fazer se seu bebê engasgar: http://www.macetesdemae.com/2017/09/engasgar-o-que-nao-fazer.html
Recebi, na semana passada, um texto que me chamou atenção. Nele, havia a lista de cinco coisas que não devemos fazer quando um bebê engasgar.
Achei super importante compartilhar essas dicas porque eu mesma já passei por um caso feio de engasgo com o Caê e, por sorte, na hora eu sabia exatamente como proceder (no final desse post tem um vídeo contando toda a história).
Mas e se eu não soubesse, se tivesse, por engano, feito uma das cinco coisas abaixo (que parecem bem sensatas quando a gente não sabem que ela são um perigo)? Bom, aí, com certeza, a situação poderia ter se tornado bem perigosa.
A dica das 5 coisas que a gente NÃO deve fazer quando um bebê engasgar estão aqui. Elas são dicas passadas pelo enfermeiro e especialista em engasgo, José Antônio Pires, da maternidade Perinatal.
5 coisas que você não deve fazer quando o bebê engasgar
Por José Antônio Pires, enfermeiro e especialista em engasgo
1 – Respiração boca a boca
Muitas pessoas pensam que isso pode ajudar. Não ajuda, apenas dificulta a respiração do bebê e empurra o que está engasgando.
2 – Desobstruir as vias com as mãos, no caso de engasgo com objetos
Caso não visualize o objeto ou o alimento não insira os dedos dentro da boca do bebê. Isso pode empurrar mais o objeto ou alimento.
3 – Virar de forma bruta de cabeça para baixo
Feito isso o bebê sai completamente da sua ação de defesa devido ao excesso de estímulo.
4 – Soprar no rosto do bebê
De acordo com o enfermeiro da Perinatal, José Antônio Pires, essa é uma atitude comum entre as avós dos bebês. “Trata-se de uma lenda popular que não colabora em nada para desobstrução. Pelo contrário, atrapalha”, relata.
5 – Jogar o bebê para o alto ou chacoalhar
Levantar ou chacoalhar o bebê é extremamente prejudicial. Pode causar lesões, além de não resolver o problema.
Mas aí fica a dúvida: se não podemos fazer nenhuma dessas coisas, o que, afinal, devemos fazer?
A orientação é realizar a Manobra de Heimlich, que é um movimento realmente eficaz nesse tipo de acidente (e é mesmo, porque quando o Caê engasgou com leite, com poucos meses, eu fiz essa manobra e ele desengasgou segundos depois).
Para saber mais detalhes sobre a Manobra de Heimlich (como executá-la, inclusive), clique aqui ou assista ao vídeo abaixo, do Canal Macetes de Mãe.