Os Estilos

O que é a Fotografia Newborn?

O Newborn é um estilo de fotografia  onde procura fazer o registro do bebê e sua família em seus primeiros dias de vida para contar ao mundo sobre a chegada do mais novo integrante. É um ramo da fotografia que começou a surgir no Brasil nos meados de 2010 e teve sua popularização em 2014.

Existem dois tipos de Fotografia Newborn: a “Tradicional” ou conhecida apenas como “Fotografia Newborn” e a “Fotografia Newborn Lifestyle”.

A fotografia “Newborn Tradicional”

É um estilo de fotografia que se tornou muito popular nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Austrália, e hoje no Brasil. Tem como inspiração da Fotógrafa Anne Guedes que usou os bebês recém-nascidos em campanhas publicitárias em situações inusitadas, como dentro de xícaras e baldes que encantou os pais . Desse encanto surgiu a demanda dessa conceito na fotografia social.

A modalidade é destinada apenas a fotógrafos devidamente treinados para este serviço pois são fotos posadas com características muito específicas que exigem um conhecimento da fisiologia do bebê por parte do fotógrafo para que o ensaio seja realizado com a segurança necessária.

A prática consiste em uma sessão de fotos na qual a criança é fotografada no seus primeiros dias de vida, sendo que o conforto e a segurança do bebê devem ser sempre as prioridades do fotógrafo. Os ensaios podem ser realizados em estúdios devidamente preparados para receber estes pequenos clientes ou na própria residência da família.

A principal característica desse ensaio é a necessidade de que o bebê esteja em sono profundo, para permanecer nas poses e passar a tranquilidade do momento nas imagens. O uso de acessórios produzidos especialmente para a fotografia de recém-nascidos como baldes, cestos, roupas e gorrinhos, também é muito marcante no estilo.

Para realizar a fotografia newborn o ideal é a escolha de uma data entre o 5º e 14º dia de vida, quando os bebês são mais maleáveis, apresentam sono profundo e as cólicas ainda não afetam o descanso dos pequeninos.

Recomendamos que o agendamento da sessão de fotos no estilo “Newborn” seja feito algumas semanas antes do nascimento, pois o período para o registro das imagens é muito curto, e muitas vezes os pais se perdem no tempo devida toda a novidade que o momento traz.

A fotografia “Newborn Lifestyle”

É um estilo derivado da fotografia de família Lifestyle, que consiste em fotografar o recém-nascido em seu próprio ambiente e com suas próprias roupas e acessórios. Como o próprio nome diz, “estilo de vida”, a proposta destes ensaios é capturar o momento da família, o banho, o bebê no seu berço, na cama da mãe, etc.

Apesar de ser mais natural e espontâneo ele também envolve poses mais elaboradas como as feita na modalidade tradicional da fotografia newborn. Por isso requer que o fotógrafo esteja devidamente preparado para lidar com a situação com todo treinamento e a responsabilidade necessária, sempre visando o conforto e a segurança do bebê.

As sessões no estilo “Lifestyle”, onde não há tanta manipulação do bebê e não é necessário que ele esteja em sono tão profundo durante a maior parte do tempo, podem ser realizadas até aproximadamente os 2 meses de idade.