Book de gestante: 10 dicas infalíveis!
Nossa diretora, Laura Alzueta, separou algumas dicas para as mamães sobre book de gestantes. Olha só:
Book gestante: 10 dicas infalíveis
Por Laura Alzueta, fotógrafa e especializada em bebês, famílias, gestantes e recém-nascidos
A gestação é uma fase linda. Apenas das dúvidas, ansiedade e inseguranças, é uma época de alegria e felicidade. E toda mamãe quer lembrar o início da história de seu bebê. Daí vem a importância de um book gestante.
Um ensaio repleto de cliques diferentes, divertidos e inspiradores. É por meio dessas imagens que se inicia a construção da memória afetiva do bebê.
Por isso, o book gestante é um momento singular da mulher. Ele marca a transformação de seu corpo, do casal e da sua história de vida.
Quando fotografo uma grávida, o que menos tem importância para mim é o tamanho da barriga. O que eu quero, mesmo, é ter um belo registro desse momento que ela está vivendo. Mas vamos às dicas infalíveis para você ter um book gestante único e especial.
1. O período ideal para fazer o book gestante
Sempre recomendo fazer o book gestante entre as semanas 27 e 33.
É uma uma fase na qual a futura mamãe se sente disposta, sem enjôos e outros incômodos.
Além disso, ainda não está muito cansada devido ao peso e aos inchaços que acompanham os últimos meses. Nesse período, a barriga também já aparece bem e a mamãe tem facilidade para sentar e se levantar.
2. O melhor local para o book gestante
Primeiro é preciso analisar a cidade na qual você mora e o seu estilo de vida. Se você vive em um local com praia e adora a natureza, opte por eles. E busque o pôr do sol como fundo.
Se você reside em uma metrópole, como São Paulo, é possível fazer os cliques em um lindo parque. Mas só se isso realmente tem a ver com a suafamília. ,
Vale lembrar que, geralmente, os parques são cheios e os ensaios costumam ser mais cansativos e com menos conforto, liberdade e privacidade.
Sem falar que o horário do sol, fator principal para obter belas imagens, é fundamental quando as fotos vão ser feitas a céu aberto. Nesse caso, os melhores horários são entre 7h e 9h ou entre 17h e 18h nos meses mais quentes.
3. Como escolher o fotógrafo
Assim como há muitas opções de locais e preços, é muito importante pesquisar o estilo fotográfico do profissional que vai ser contratado. Ele precisa combinar com sua essência e o que busca no book gestante
Aqui, a regra é simples: pesquise bem, olhe o portfólio do profissional e veja se o que ele faz te agrada.
Não vá apenas atrás de modismos. Escolha aquilo que combina com você e fala ao teu coração. Eu costumo dizer que as fotos são para guardar a vida inteira.
4. De olho nos preços do book gestante
A gravidez é uma fase em que as despesas crescem, pois temos que nos preparar para a chegada do bebê.
Mas tenha em mente que nada do que você comprar no enxoval irá durar uma vida inteira, como as fotografias. Há muita diferença de preços e também na qualidade dos trabalhos.
Procure pesquisar sobre a infraestrutura do lugar, a experiência do profissional, currículo e portfólio.
Hoje, com as câmeras digitais, tem muita gente nova entrando na profissão e trabalhando com preços bem baixos. Então, todo cuidado é pouco. Procure profissionais sérios e comprometidos com o resultado,pontualidade da entrega e qualidade.
Verifique a qualidade dos álbuns – às vezes o pacote inclui um álbum grátis, mas a qualidade deixa muito a desejar.
A gravidez é um momento único da vida e você não vai querer arriscar, não é mesmo? Por isso, peça indicação e veja os “reviews” sobre o profissional.
5. Quais roupas usar
A produção do book gestante tem a ver com o estilo de fotógrafo que irá escolher. A
Alguns estúdios possuem figurinos e cenários e não é necessário levar nada. Outros, como no meu, por exemplo, adotam um estilo mais casual, clean. Adaptando as roupas da gestante ao seu estilo fotográfico.
No estúdio, há algumas peças coringas para coordenar com o estilo de cada um. No meu conceito, a gestante tem que se sentir bem com ela mesma, estar segura e confiante com o que está vestindo. Por isso, opto pelo básico: peças atemporais como jeans, camisas brancas e blusas leves e com transparências que insinuem a barriguinha.
Não uso sapatos nessas produções, para que todos fiquem bem à vontade. Especialmente se há crianças pequenas nas sessões.
O importante é coordenar o look da mamãe com todos da família. Menos é sempre mais! Um bom profissional, com certeza, irá orientá-la sobre as peças que ficam boas com o estilo de ensaio que você escolheu.
6. Objetos que enriquecem o álbum
O primeiro sapatinho ou roupinha que o bebê vai usar, o bichinho especial que ganhou destaque na decoração do quarto ou algo com valor afetivo para vocês devem ser usados. O importante é pensar que cada foto terá algo que vocês desejam lembrar para sempre.
7. Tratamento de imagem
Aqui, o importante é não perder as características e texturas de pele. Mas, em alguns casos, estrias, manchas no rosto e a linha vertical na barriga são muito comuns nas gestantes.
Por isso, um bom profissional, ao fazer o tratamento das imagens, saberá remover ou disfarçar qualquer imperfeição de pele que não lhe agrade.
8. Cuidados que fazem a diferença
O ideal é não usar calças ou roupas apertadas no dia das fotos. Para não ficar com marcas no corpo ou na barriga. Dormir bem, na noite anterior, é outra dica importante.
E lembre-se de manter a alimentação correta antes, durante e após as fotos e continuar bebendo bastante água.
9. Beleza natural ou produzida?
Sempre digo que o make do book gestante deve ser leve. Basta usar um corretivo para tirar manchas e imperfeições da pele. Nada de maquiagem pesada, olhos escuros e batons de cores fortes.
Dê preferência aos tons de terra, unhas claras e cabelo natural. Na verdade, tudo depende do seu estilo. Se você não costuma usar maquiagem, seja você mesma. O importante é ter atitude!
10. Mostrar ou não o corpo
Isso tem muito a ver com seus sonhos e desejos. A transformação que ocorre no corpo durante a gravidez é algo fantástico. Pois estamos gerando vida e, assim, as mudanças hormonais profundas tomam conta de nossos corpos e nos fazem mais lindas, plenas e poderosas.
Porém, esses mesmos hormônios podem nos deixar inseguras, nos levando a ver nossos corpos modificados de uma forma não tão positiva. Os seios aumentam, o quadril alarga, as pernas e os pés incham.
Com a minha experiência book gestante, aprendi a enxergar a beleza de cada uma, a beleza da imperfeição, a de ser uma mulher normal.
Nem sempre elas sabem dizer exatamente o que querem ou qual resultado desejam alcançar. Mas sempre sabem o que não querem.
Então, esse já é um bom começo. O brilho nos olhos da mulher grávida, as expressões de felicidade, serenidade, o olhar apaixonado do marido. A sensação que sentimos com os chutes do bebê e tantas outras fazem a diferença em cada clique das imagens que vão ser guardadas para sempre.
Veja também: 12 incômodos da gravidez: como evitar? e Acido fólico na gestação: mitos e verdades
Laura Alzueta é publicitária e fotógrafa e especializou-se em bebês, famílias, gestantes e recém-nascidos. Desde 2011, mais de 800 bebês e centenas de grávidas já passaram por suas lentes. Em seu estúdio, Pinheiros, São Paulo, ministra cursos e workshops sobre fotografia newborn e de gestantes. É sócia-fundadora da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos), organização sem fins lucrativos com o objetivo de divulgar as boas práticas na fotografia de recém-nascidos, tanto para pais como para fotógrafos. Ao lidar com a beleza dos pequenos, teve certeza de sua vocação: capturar os instantes mágicos do início de uma nova vida.
Fonte: https://casaeambientebebe.com.br/book-gestante-10-dicas-infaliveis/