Exercícios no pós parto

Mamãe, seu bebê nasceu e você quer saber quais exercícios são bons e permitidos no pós parto? Confira aqui: http://www.macetesdemae.com/exercicios-fisicos-no-pos-parto-quando-e-quais-fazer/

 

A gestação demora nove meses e durante todo esse tempo nosso corpo vai se transformando pouco a pouco, de várias maneiras. São os hormônios que mudam as sensações, a pele, o cabelo, o apetite, depois o bebê que vai cavando seu espaço e mexendo com o nosso físico. Depois do parto, leva um tempo para que todo o nosso corpo volte a ser como era antes – se é que ele um dia será, né? Antes nunca tínhamos amamentado, agora sim, essas coisas nos transformam! 🙂

É importante respeitar esse tempo do corpo antes de querer voltar para o pique total da malhação e tem uma série de fatores que devem ser levados em conta quando falamos de exercícios físicos no pós-parto. Eu mesma, me exercitei a gravidez toda do Leo, mas depois que ele nasceu tive dificuldades para retornar às atividades e só fui fazer isso quando ele já estava com 1 aninho (e, infelizmente, não mantive a prática). Já com Caê, retornei um pouco antes, quando ele estava com 8 meses, e não larguei mais (aeeeee! Palmas para mim!)

Rissa
Imagem: https://www.flickr.com/photos/31821378@N00/16503642229/

Mas como esse é um assunto que gera interesse – muitas mães querem saber quando podem voltar a se exercitar – fiz uma pesquisa sobre esse tema e separei abaixo as principais coisas que você precisa saber sobre isso. Vamos lá!

  • Quando posso voltar a me exercitar?

Essa é uma pergunta que depende de muitos fatores, como por exemplo se você já se exercitava muito antes da gravidez, se continuou fazendo algo durante os nove meses ou não, se o parto foi normal ou cesárea. Mas dá para ter algumas ideias. Para quem teve parto normal, o mínimo de tempo para começar a voltar a se exercitar é de cerca de 15 dias. Para quem precisou fazer cirurgia cesariana, antes dos 30 dias não é recomendado que se faça exercícios (Importante: converse sempre com o seu médico antes. O meu mesmo só liberou os exercícios depois de 45 dias, mesmo eu tendo feito parto normal). Esses primeiros dias são importantes para a adaptação ao bebê, aos seus horários, à amamentação e devem ser exclusivos para isso e até para você se entender com o seu corpo de puérpera. De qualquer maneira, quem libera isso é o seu médico. Ele que vai dizer se pra você pode ser em 15, 20, 30, 60 ou 90 dias após o parto. Uma coisa que li e eu não sabia é que os esportes aquáticos, como hidroginástica e natação, precisam de um pouco mais de tempo, até que o colo do útero se feche por completo, para evitar infecções e outros problemas.

  • Quais exercícios são mais indicados?

No começo, o mais indicado são as caminhadas (esses que alguns médicos já liberam após 15 dias no caso de partos normais). Conforme for o caso, se você já fazia alguma atividade antes, se houve alguma complicação no parto, qual o seu estado de saúde geral, os médicos costumam liberar uma ou outra atividade. As mais comuns são corrida, abdominais, musculação leve, alongamento, ioga e pilates. O mais indicado nos primeiros meses é que você faça algo em casa mesmo, se tiver uma esteira ou bicicleta ergométrica, e também o alongamento e os abdominais são possíveis de serem feitos em casa. As caminhadas ficam mais gostosas depois que seu bebê estiver liberado para sair de casa, você pode ir com ele empurrando o carrinho ou segurando-o com o sling. Eu fiz isso muuuuuuittttooo com o Caê. Santo sling!

  • Quais devem ser evitados?

É importante deixar para depois exercícios de alto impacto ou risco, como jogos com bola, por exemplo, ou exercícios de acrobacia, escalada e outros do tipo. Mas mais do que um tipo de exercício a ser evitado – que o seu médico pode falar melhor conforme o seu caso – há cuidados importantes para serem tomados: sempre beber bastante água e não descuidar da hidratação, para não prejudicar a produção de leite. Usar sutiãs ou tops de alças largas e com reforço de sustentação, já que seus seios estarão maiores e mais pesados. Pegar leve na intensidade de tudo, pois sua energia deve ser voltada para a amamentação. Enquanto ele estiver mamando exclusivamente no peito pode ser complicado de ajustar os horários para ir a academia e completar séries ou aulas específicas, pois às vezes não vai haver tempo suficiente entre as mamadas. Por isso, pense em retormar essas atividades depois que ele completar seis meses e já puder comer papinhas além do seu leite. E busque também opções de exercícios e atividades que você pode fazer com seu bebê ou mesmo com seus filhos mais velhos. Pode ser uma delícia!

Related Articles

Benefícios do toque terapêutico

Mamãe, saiba dos benefícios do toque terapêutico: http://www.macetesdemae.com/2013/09/o-toque-terapeutico-em-bebes-e-criancas-e-os-beneficios-que-ele-traz.html   Não sei se vocês já ouviram falar em toque terapêutico pediátrico e no poder que ele…

Criação com apego.

Mamãe, você já ouviu falar em criação com apego? Confira esta matéria que trata sobre o assunto:   https://www.macetesdemae.com/afinal-o-que-e-criacao-com-ap…/ Você já ouviu falar sobre criação com…

Dicas pro seu filho ser feliz

Mamãe, quem não quer que seu filho seja feliz? Olha só essas dicaspara realizar esse sonho: http://www.macetesdemae.com/2016/09/10-dicas-para-ter-filhos-felizes-comprovadas-cientificamente.html   Acredito que eu e você temos um desejo…