Newborn Seguro – Segurança acima de tudo!
Por: Simone Silvério
Em todos esses anos fazendo fotografia newborn, após tantos cursos, tanta prática, por mais que me sinta segura no que faço, SEMPRE mantenho todos os tipos de cuidado e precaução em cada ensaio, principalmente com os recém-nascidos, nossos modelos mais frágeis. Por isso, hoje no blog gostaria de abrir espaço para divulgar a “Campanha Newborn Seguro, Eu Faço!”, que está sendo realizada pela Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN), entidade que até recentemente eu presidi, ajudei a fundar e da qual participo ativamente.
O que esperamos é fazer com que todos os fotógrafos, associados ou não, realizem os ensaios newborn de maneira totalmente responsável, com a segurança e o conforto do bebê acima de qualquer resultado. Nos meus livros, em todos os cursos que eu ministro, em todas as palestras, faço questão de enfatizar: pose bonita é pose feita com segurança! E não é só a pose do sapinho que requer montagem. Quando o bebê está com o sono mais agitado, por exemplo, é melhor segurar sua cabecinha o tempo todo. As fotos em que o bebê parece estar “pendurado”, seja em um galho, balanço ou filtro dos sonhos, fazemos as montagens e o resultado é sempre perfeito. E, para as famílias que querem ter o registro profissional dos primeiros dias de vida de suas crianças, a orientação serve para que eles questionem essas medidas, esses cuidados, tanto na hora de contratar a equipe quanto durante o acompanhamento da seção.
A fotografia newborn tem crescido muito, é um mercado que tem se expandido no Brasil e no mundo inteiro, desde Anne Guedes, que acendeu essa luz sobre o registro da infância no seu início e de maneira lúdica e criativa, pessoa inspiradora com a qual tive a honra de colaborar. Achamos essa evolução incrível, maravilhosa, mas é preciso ter responsabilidade, técnica, estudar , estudar, estudar sempre. Para espalhar essa ideia tão importante, reunimos todos os associados nesta campanha lançada no dia 06 de setembro e todos os fotógrafos estão sendo convidados a postarem nas suas redes sociais imagens de seus ensaios utilizando sempre na legenda da imagem as hashtags #newbornseguroEUFACO #newbornresponsavel #abfrn
Pensando em disseminar esses pré-requisitos de segurança, nós que fazemos a ABFRN desenvolvemos alguns tópicos que precisam ser seguidos:
– O ponto mais importante em relação à segurança são as posições nas quais a criança é colocada. Os estilos mudam de profissional para profissional, são inúmeras as poses e todas são assistidas, mas algumas delas exigem cuidados especiais. Muitas das poses mais elaboradas são resultadas de uma fusão de imagens. Nestes casos, o trabalho é composto por mais de uma imagem com manipulação de software, no caso, o Adobe Photoshop. Veja no exemplo a seguir como algumas dessas poses devem ser realizadas e exigem este conhecimento do profissional que a está executando: Mesmo nas fotografias no estilo “Lifestyle” é importante que o fotógrafo conheça as limitações e os riscos envolvidos em cada uma das poses ou situações que irá fotografar, pois garantir a segurança e o conforto do bebê é sua responsabilidade.
– Tudo, absolutamente tudo deve ser feito sempre visando o conforto e bem-estar da criança. A temperatura do ambiente, por exemplo, deve estar entre 26º e 30º no momento do preparo para a sessão. Essa temperatura precisa ser mantida, sendo variada conforme o bebê sentir calor ou frio. A umidade relativa do ar também é muito importante e deve ser de nomínimo 60% para garantir conforto ao bebê.
– O local, os cestos, acessórios e equipamentos devem estar devidamente limpos e as mãos necessitam estar higienizadas constantemente com álcool gel.
– O bebê jamais deverá ser fotografado se o profissional estiver com algum problema de saúde que possa ser contagioso, como uma gripe, resfriado ou mesmo uma virose desconhecida. Neste caso, orienta-se que a sessão seja remarcada, a qualquer custo. Nada justifica o risco de expor o bebê a uma doença.
Beijos,
Simone
Fonte:Simone Silvério