CARLA DURANTE E SUA VISÃO SOBRE A FOTOGRAFIA NEWBORN

CARLA DURANTE E SUA VISÃO SOBRE A FOTOGRAFIA NEWBORN
por Revista FHOXPublicado há 6 meses atrás | por Blog Newborn
unnamed
A fotógrafa Carla Durante. Referência na fotografia newborn brasileira
Olás,

Será um prazer para nós da ABFRN estar aqui a cada 15 dias falando sobre aquilo que amamos fazer: Fotografia Newborn! Trazer ideias, conceitos, tendências, troca de experiências e, quem sabe, novas discussões tanto em aspectos gerais como algum ponto específico ou até mesmo polêmico que, vez ou outra, vem visitar o setor! Essa é a ideia para esse canal de comunicação com vocês. Siga-nos, será um prazer ter sua companhia. Estamos apenas começando!

CarlaDurante_foto_02
Foto: Carla Durante
Pode-se dizer que a fotografia newborn já passou a fase do “baby-steps” e de forma rápida cresceu, não só em numero de fotógrafos que ingressaram a área mas, o mais importante, em amadurecimento do estilo.Em termos de idade ainda temos poucos anos, um pouco mais do que 6, é difícil precisar… uma criança, se comparada à países como EUA, Canadá, Austrália entre outros, onde o estilo tem no mínimo 10 anos a mais do que nós. Mas, como um irmão mais novo que se desenvolve rapidamente aproveitando os caminhos desbravados pelo primogênito, podemos dizer que a fotogradia newborn brasileira tem um crescimento rápido, sadio e até então responsável, sem no entanto se furtar à brincadeiras e leveza do jeito de ser brasileiro. Aqui seguimos influencias estrangeiras, isso é natural, mas misturamos cores e acessórios nacionais dando um tempero gostoso e alegre à fotografia.

Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante
Não nos importamos com críticas sobre usarmos termos em inglês e criarmos um linguajar híbrido pois, se logo no inicio, o que fizemos foi seguir uma certa cartilha de ensinamentos; coisas que “não existiam” no nosso repertório fotográfico ficou sendo conhecido mesmo pelos nomes que já tinham em seus países “irmãos mais velhos”. Aos pouquinhos englobamos nosso jeito e criatividade, mas deixamos ficar os nomes de origem, afinal num mundo globalizado é sempre mais fácil pesquisar no google por NEWBORN PROPS do que ADEREÇOS PARA FOTOGRAFIA DE RECÉM-NASCIDOS. Assim: wraps, layers, props…passaram a ser linguajar comum do fotógrafo newborn… em contra-partida, por exemplo, froggy pose virou carinhosamente a pose do“sapinho”. Essa é aquela pose que o bebê fica com as perninhas para a frente, com o corpo bem alongadinho, os cotovelinhos juntos formam uma base para as mãozinhas apoiarem a cabeça. Difícil de descrever, nada natural, mas virou o ícone da fotografia newborn!
É uma pose bonitinha, alguns não gostam (afinal gosto nunca será mesmo algo unanime), não é fácil de ser feita e requer conhecimentos e técnicas que o fotografo deve aprender a dominar – talvez por isso tenha virado um desafio e quase lugar comum nas redes sociais. Pois é natural o fotografo ter orgulho e querer exibi-la mostrando assim seu domínio…ou essa é minha teoria para entender o por quê essa imagem é, sem dúvida, a mais postada. E também a mais criticada.

Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante
Antes que se continue a divagação aqui, é importante que se saiba: essa pose não deveria nunca ser feita sem a técnica de composição de imagens onde o fotografo na verdade tira duas fotografias (em uma a cabeça está sendo amparada pela mão de um assistente e na outra são os bracinhos que estão sendo segurados pelo assistente – assim o bebê de fato nunca está sem apoio, pois contar com o equilíbrio dele mesmo sob suas delicadas mãozinhas seria um risco desnecessário que o fotografo responsável não deve correr) e depois, no photoshop, faz-se a segura e controlada magia criando uma terceira imagem que é a que todos vemos por ai. Umas bem feitas, outras ainda muito tortinhas, feínhas até, diga-se de passagem…bebês quase deformados, mas enfim, estão na pose! É como se isso já valesse!

Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante
Essa discussão já é antiga e nasceu praticamente junto com a criação dessa pose. Ora, se foram os fotógrafos que inventaram do bebê ficar assim, cabe à eles, fotógrafos, ensinarem uns aos outros como fazer de forma segura. Até mesmo as mamães e papais devem saber como ela é feita para que eles mesmos não tentem em casa ou até mesmo que estejam atentos se um fotografo sem conhecimento tentar fazer da forma errada. Evita-se dessa forma qualquer lesão que possa ocorrer caso o bebezinho tenha um espasmo, susto ou até soluço e desequilibrasse de seu apoio. Com uma mão firme e delicada o segurando, não há risco algum.

Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante
Esse foi um dos primeiros pontos discutidos pela ABFRN e, sempre com a preocupação de que houvesse RESPONSABILIDADE em primeiro lugar, antes e acima de qualquer foto bonita, procuramos criar uma série de normas de conduta para assegurar que o profissional nunca colocadará em risco a segurança, a saúde ou até mesmo o conforto do bebê. Dessa forma, poses mais complexas deveriam ser executadas só depois de uma certa experiência com bebês e de preferencia que fossem aprendidas em cursos.

A Associação Brasileira de Fotógrafos Newborn não é uma “patotinha” que resolveu se reunir e dizer ao mundo “somos fotografos newborn”, ela não exclui ou deixa de reconhecer ótimos fotógrafos da área que, por razões pessoais não tiveram interesse em fazer parte, ela é, sim, um grupo de fotógrafas e fotógrafos que se uniu para em primeiríssimo lugar estar atento a essas duas missões: fazer fotografia newborn de forma segura e colocar o Brasil no rol dos países que produzem belas fotografias de bebês. Acho que estamos conseguindo nosso objetivo e disso temos muito orgulho!

Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante
Como sabem, a fotografia não é uma profissão regulamentada. Toda e qualquer pessoa que comprar uma camera e mandar fazer um cartão de visitas e um site pode se dizer fotografo profissional, nem precisa ter fotos tão bonitas assim… ( fotógrafos medíocres ) Com isso o mundo da fotografia sempre vai conviver – e aqui a crítica nem se refere a ter ou não feito cursos de fotografia, pois essa é de fato uma área onde pode-se aprender de forma empírica ou autodidata. Mas a fotografia newborn tem um viés especial, que importa muito – pois estamos falando de um ser humano com menos de 15 dias de vida. Um bebê recém-nascido é muito delicado, exige cuidados especiais e redobrados. É muita responsabilidade que temos por algumas horas em nossas mãos. Assim deveria haver um jeito de convencer à todos a importância de se fazer cursos, de se aprender sobre a fisiologia do bebê RN, os cuidados com higiene, saúde, segurança…tudo o que tange o respeito à vida do bebê. Infelizmente não temos o poder de normatizar uma profissão que nem regulamentada é, mas o que procuramos fazer é conscientizar tanto os profissionais quanto as famílias e sociedade em geral da importância de certos cuidados na hora de conduzir uma sessão newborn.

Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante
Fotografia Newborn…
Não é apenas moda, é um estilo de fotografia. Ele veio para ficar! É um mercado interessante e promissor. Alguns ainda olham com desdém outros já perceberam sua força. Aos poucos conquistamos com graça e belas imagens um país que já muda hábitos, inclusive. As famílias se encantaram e adoram poder exibir e também guardar para o futuro imagens de um momento tão especial (divino) que passa tão rápido. A chegada de um bebê na família deve ser registrada à altura de sua importância. O ensaio newborn é uma homenagem a uma pessoa que acabou de chegar ao mundo e que fará toda a diferença!

E…nesses primeiros dias de alegria, felicidade e de descoberta de um amor incondicional, estar presente e poder oferecer nossos talentos e conhecimentos para fazer uma fotografia bonita é algo que nos dá prazer e orgulho. Fotografia Newborn não se tira, se faz! Ela é construída.

Será bacana falar com vocês quinzenalmente sobre como FAZER FOTOGRAFIA NEWBORN.
Que a nossa experiencia de criança de 6 anos sirva para torna-los jovens responsáveis!

Carla Durante é Fotógrafa de Famílias, Gestantes, Newborn e Bebês. Diretora de comunicação e uma das fundadores da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos )
Carla gosta de compartilhar conhecimento e gerar discussões construtivas no meio fotográfico. Formada em Publicidade e Propaganda, trabalhou por 20 anos na Editoria de Arte da TV Globo e carrega parte dessa experiência e conhecimento na hora de editar e tratar as suas imagens, e álbuns, bem como produzir os vídeos que entrega para seus clientes. Sua principal atenção no ensaio de gestante e de newborn é fazer com que a família toda se envolva e vivencie uma experiencia prazerosa, divertida e carregada de sentido durante a sessão. E dessa forma, extrai do momento, pinceladas de emoções e sentimentos verdadeiros
No ensaio newborn agrega esses sentimentos no momento de fazer as fotos com os pais.

“EMPRESTO MEU OLHAR PARA FOTOGRAFAR SUA EMOÇÃO”
Essa é a frase que criou para si e tornou-se missão para o trabalho fotográfico de Carla Durante.

Fonte: http://www.fhox.com.br/blogs/13282/

Related Articles

Criação com apego.

Mamãe, você já ouviu falar em criação com apego? Confira esta matéria que trata sobre o assunto:   https://www.macetesdemae.com/afinal-o-que-e-criacao-com-ap…/ Você já ouviu falar sobre criação com…

Benefícios do toque terapêutico

Mamãe, saiba dos benefícios do toque terapêutico: http://www.macetesdemae.com/2013/09/o-toque-terapeutico-em-bebes-e-criancas-e-os-beneficios-que-ele-traz.html   Não sei se vocês já ouviram falar em toque terapêutico pediátrico e no poder que ele…